terça-feira, 29 de março de 2011

Uma vida bem vivida.

Fevereiro!

Uh! Uh!

Alegria!Aiaiiiii!

Muita festa!

Uh! Uh!

Todo dia!

Aaaaaaaaaahh!

Mesmo já estando em março, preciso fazer um retorno ao mês passado para relembrar alguns fatos sensacionais. Em fevereiro são comemorados os aniversários de 2 (dois) dos três homens que compõem a lista dos mais bonitos do planeta! Meu pai (1º colocado) e meu irmão (3º colocado) numa lista que eu ocupo a segunda posição. Parabenzaço (1) merecido para os 2 (dois) por serem referências humanas sensacionais do que tem de melhor a se viver.

O começo dessa postagem, com um trecho de uma música da Ivete Sangalo, tem tudo a ver com outro evento sensacional também. O aniversário de 60 anos da minha mãe. Tem que estar registrado neste blog, não simplesmente por ser minha mãe, mas por representar alegria, por trazer o cheiro do dom de viver ao ar e por me fazer olhar pra Deus e ver quais formas Ele usa pra semear o bem entre a gente. Minha mãe é o ser mais sensacional que eu conheço.

A turma aqui de casa resolveu organizar um evento pra comemorar os 60 anos dessa vida bem vivida, que é a da minha mãe. Eu pirei com a possibilidade de fazer um vídeo com fotos dos acontecimentos da vida dela, das conquistas (muitas, muitas, muitas) na vida, com alguma música que tivesse um efeito para causar a impressão correta de sentimento pra ela, de uma mulher guerreira, vitoriosa pra caramba, que conquistou tudo levando Deus a sua frente, gostando de pessoas, e “hoje” recebendo do mundo grande parte do amor que ela doou.

Consegui pensar nas músicas, mas não consegui todas as fotos necessárias para lembrar quase todos os passos importantes dados nos seus 60 anos de vida. Uma música era “Simply the Best”, da Tina Turner, merecendo destaque pra um refrão que declara uma pessoa “simplesmente a melhor, melhor que todas as demais”. Pode até parecer exagero, mas eu vejo minha mãe em um patamar diferenciado de ser humano, pela sua capacidade de deixar a vida a levar, e seguir tocando em frente sempre com um sorriso no rosto.

A outra música que eu queria usar era “Tudo Posso”, da Celina Borges. Fala muito sobre a vida da minha mãe, sobre perseguir as coisas que acredito que Deus um dia escolheu pra ela. Sobre permanecer sempre firme dizendo “tudo posso naquele que me fortalece” e realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou para a vida dela! Que sensacional!

O fato é que eu não consegui fazer o “videozinho”, infelizmente. Não consegui achar fotos suficientes para retratar todos os feitos nos tempos de coordenação na Pastoral da Criança, de presidente de bairro, de vereadora, de conselheira tutelar, de chefe de atendimento social, de mãe, de esposa, de mulher homenageada em vida com o nome no centro comunitário do nosso bairro, que eu acredito que tenha sido a coroação de tanto tempo de trabalho.

Não consegui fazer o vídeo, mas consegui fazer um texto de última hora, ainda com umas cervejas na cabeça, para ler em homenagem a ela. O que tem que motivar é o que foi feito, e como ela gostou do que foi feito, eu vou deixar um trecho do texto improvisado nos “últimos segundos antes do parabéns”.


Uma vida bem vivida.

Nesses dias de tentativa de decifrar ou tentar entender o seu dia-a-dia, pensando no tanto de coisas que circundam seu ser, eu resolvi pensar em músicas que com certeza, muitas pessoas cantam, ainda que indiretamente, pra você.

Vou citar alguns trechos de músicas:

...eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer, com é grande o meu Amor, por você...

...enquanto houver você do outro lado, aqui do outro eu consigo me orientar...

...hoje eu to de “limosine”, mas eu já andei de trem...

...sonho parece verdade, quando a gente esquece de acordar...

...eu não pedi pra nascer, eu não nasci pra perder, nem vou sobrar de vítima das circunstâncias...


Pra fazer um apanhado geral, de cada uma dessas frases, vou recorrer a uma pessoa que a sra. sempre insiste em levar primeiro, em qualquer lugar que vá. Deus!

Deus é a pessoa mais sensacional que está presente neste momento. Ele nos deu um ser com capacidade imensurável de transformar a sua realidade.

Resumidamente a sra transformou todo espaço ao seu redor, por sempre acreditar no impossível, pela insatisfação com coisas que não estavam de acordo com o que achava certo. Foi responsável direta por ter trazido um bem estar pra você e todas as pessoas que moravam ao seu redor.

No seu caminho pela vida, tem também suas dificuldades para se formar. Um dia me disse que queria “tirar” o ensino médio. E nesse desafio enfrentou muitas coisas, até um professor idiota, que falava:

- Mãe, eu não tenho mais o que fazer pra sra. entender esse exercício de física!

Alguns dias o choro vinha forte, mas antes o que causava angústia hoje faz parte da sua “sala de troféus da vida”, como parte das muitas coisas que no final deram certo. E daqui uns dias vai ter nível universitário. Que conquista sensacional!

Pra não me estender muito eu queria dizer o seguinte, voltando lá pro começo do texto:

-Aquela parte que fala de como é grande o meu amor por você, representa a retribuição das pessoas;

-Aquela parte do “enquanto houver você do outro lado”, representa que muito, da vida de muita gente, é melhor simplesmente porque você existe;

- A outra música da “limousine” representa que um dia, a mulher que hoje anda num carrão, já andou de ônibus, a pé, de fiorino 147 ano 1986!(Risos);

- As outras partes, simplesmente falam de uma pessoa movimentada pelos seus sonhos e que encara seus problemas como personagem principal na história de resolução dos mesmos.

Sua capacidade de virar páginas é algo admirável também. Que sensacional era ver a sra me pedindo pra colocar um cd quando a gente tava voltando do hospital para casa, pra lembrar-se do seu eterno amor:

-Filho, põe aí a música “Amor Além da Vida”!

Parecia assim, me dizendo:

- Vamos curtir o momento de felicidade que nos foi dado, depois a gente volta junto pra sofrer. Mas o sofrimento vai acabar! (que nó na garganta!)

Finalmente eu queria dizer que estou muito feliz, por Deus ter me dado a chance de, além de perceber no nascimento de uma criança a oportunidade de renovação da humanidade, encontrar em exemplos de vida como o seu, nesses seus 60 anos, a forma que Ele encontrou de fazer com que o Amor seja eterno na face da terra.

Parabéns.

É isso...

Em exemplos de vida como o da minha mãe, com 60 anos de vida bem vividos, é que Deus explica na prática, como eterniza o Amor entre todos nós.


(1) Parabenzaço = parabéns gigantesco.